As empresas já perceberam que o cloud computing é algo que tem crescido muito no mercado e com isso é possível otimizar os processos e conseguir melhores resultados e, por isso, estão buscando a migração seja para as nuvens privadas ou
a pública.
No entanto, com a forma mista de montar a infraestrutura, a nuvem híbrida permite aproveitar os melhores benefícios de ambos os tipos e ter resultados ainda mais consistentes e, assim, minimizar as limitações e maximizar os benefícios.
Neste texto, vamos definir a nuvem híbrida e mostrar quais seus benefícios para a sua empresa. Confira!
A definição de nuvem hídrica?
Uma nuvem híbrida é um modelo de computação em nuvem que usa uma combinação de pelo menos uma nuvem privada e uma nuvem pública, que trabalham juntas para oferecer um conjunto flexível de serviços de computação em nuvem.
A computação em nuvem híbrida estende a infraestrutura e as operações de forma consistente para oferecer um único modelo operacional que gerencia as cargas de trabalho dos aplicativos nos dois ambientes, permitindo a migração contínua das cargas de trabalho entre as nuvens privada e pública, conforme as necessidades dos negócios.
Por que adotar a nuvem híbrida?
Uma nuvem híbrida oferece uma plataforma consistente em ambientes virtuais, bare-metal e de nuvem pública e privada. Com isso, você tem à sua disposição um conjunto de recursos essenciais para o mundo atual, incluindo velocidade, agilidade e portabilidade. Escale horizontal ou verticalmente sem precisar refazer suas apps, obtenha mais retorno dos investimentos em TI e reforçe a estabilidade e a segurança.
Benefícios da computação em nuvem híbrida
As soluções de nuvem híbrida oferecem um equilíbrio entre essas duas opções, oferecendo às organizações a capacidade de criar um design específico de nuvem híbrida para maximizar suas próprias necessidades.
Maior flexibilidade operacional
A nuvem híbrida consegue usar diferentes tipos de cloud computing, sem deixar que as vantagens dos modelos sejam comprometidas, garantindo a segurança digital e a mobilidade operacional.
Redução de custos
Como a infraestrutura não é totalmente privada, a nuvem híbrida ajuda a empresa a diminuir os custos que tem com TI. Dessa maneira, a instituição poderá alocar os recursos para realizar investimentos estratégicos na área e conseguir otimizar as tarefas.
Escalonamento de recursos
Uma empresa que tem infraestrutura de nuvem híbrida consegue fazer o escalonamento rápido dos serviços, já que é possível migrar apenas algumas das operações para o ambiente público. Dessa maneira, o negócio responde com maior agilidade às necessidades do mercado, podendo aproveitar todas as oportunidades que aparecem.
Governança eficaz de aplicativos
Uma abordagem híbrida permite que você decida onde seu aplicativo ficará e onde ocorrerá a computação. Isso pode ajudar a melhorar a privacidade e garantir conformidade para seus aplicativos regulamentados.
Desempenho aprimorado e latência reduzida
Às vezes, apps distribuídos em locais remotos se beneficiam de uma solução de nuvem híbrida. Para aplicativos com requisitos de baixa latência, a computação híbrida acontece perto dos usuários finais.
ROI melhorado
Ao adicionar um provedor de nuvem pública à sua infraestrutura local atual, é possível expandir a capacidade de computação de nuvem sem aumentar as despesas do data center.
Gostou do texto? Assine nossa newsletter e receba em primeira mão artigos interessantes como este.
Comments are closed.