O Outsourcing de TI é uma alternativa cada vez mais presente nas empresas. Desde as pequenas até as gigantes.
Basicamente, ela consiste na terceirização de serviços de tecnologia da informação que na maioria das vezes não fazem parte do core business do negócio. Ou seja, você contrata uma empresa especializada nessa área para prestar serviços para a sua.
Quais os benefícios do Outsourcing de TI para as empresas?
O Outsourcing de TI se tornou uma tendência muito forte no Brasil. Isso porque, é uma opção que traz vários benefícios, dentre eles:
Redução de custos
Uma das vantagens que mais chama a atenção das empresas é a redução de custos que essa alternativa promove. Isso porque, o empreendedor não precisa contratar profissionais específicos e ter uma equipe própria, o que acabaria gerando custos trabalhistas.
A empresa contratada é quem cuida de toda essa parte, cobrando apenas pelo serviço prestado em si. Além disso, a empresa também não precisa se preocupar com custos com processos de seleção, treinamento e etc.
Escalabilidade
Mais uma das vantagens da terceirização de serviços de TI é a escalabilidade dessa alternativa. Você pode contratar os serviços conforme as demandas do seu negócio, evitando assim gastos desnecessários, e garantindo que o empreendimento sempre tenha a estrutura que precisa.
Além disso, caso a sua empresa cresça rapidamente, é possível contratar mais serviços para dar todo o suporte necessário.
Mantenha foco no seu negócio
Um dos motivos para muitas empresas não crescerem ou escalarem seus negócios, é que elas investem tempo e dinheiro na ampliação interna de setores que não fazem parte do core business. Ou seja, se gasta muito em atividades que não são o foco do empreendimento, o que pode atrapalhar nos resultados e interferindo em investimentos que deveriam ser direcionados para outras áreas específicas.
Com o Outsourcing de TI, o empreendedor pode focar todos os esforços na oferta de valor do seu negócio, deixando para os prestadores de serviços de TI cuidarem de toda infraestrutura da empresa, como servidores, segurança, redes, banco de dados e demais serviços.
Mais agilidade e proatividade na gestão de TI
Outro atrativo dessa solução é que ela permite mais agilidade para a gestão de TI. Uma vez que você tem uma equipe especializada trabalhando para a sua empresa, é possível focar totalmente nos KPIs (indicadores de desempenho).
Isso possibilita um monitoramento mais eficaz de todos os processos, bem como mais eficiência para o setor. Um ponto importante, é que toda empresa que presta o serviço de suporte de TI, se preocupa ao máximo em minimizar os problemas e diminuir o volume de atendimentos. Para isso, trabalham de forma proativa, utilizando ferramentas de monitoramento como por exemplo o Zabbix, a fim de alertar a equipe sobre possíveis falhas ou diminuição de recursos disponíveis.
Acesso a tecnologia de ponta
Muitas empresas acabam deixando o TI um pouco de lado, pois não conseguem acompanhar o ritmo de atualizações de ferramentas e soluções. Com isso, acabam prejudicando diretamente o funcionamento de suas atividades como um todo, uma vez que acabam atuando com ferramentas obsoletas e que já não atendem as necessidades do negócio.
Ao contratarem o serviço de terceirização de TI do seu empreendimento, você também tem a garantia de que terá acesso a tecnologias de ponta. Isso porque, é a prestadora de serviços que irá se preocupar em conjunto com a diretoria da empresa no que se faz necessário atualizar em sua infraestrutura de TI, bem como softwares e profissionais para garantir a entrega de resultados e a disponibilidade de toda operação.
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