Os softwares CRM evoluíram muito nos últimos anos. Quando foram criados, a maioria era utilizada apenas como base de dados ou como uma ferramenta para armazenar informações de clientes para os representantes comerciais da empresa.

Hoje, um software CRM ajuda não só a nutrir a base de dados, como também, captar potenciais clientes em todos os meios possíveis. Além de possibilitar um atendimento personalizado e buscar atender as necessidades individuais de cada cliente, contribui para uma experiência de compra que resultará na fidelização.

Um software CRM ajuda a gerenciar as informações dos clientes atuais e também a rastrear dados de potenciais clientes, armazenando esses dados de forma centralizada e fazendo com que as equipes tenham acesso facilitado aos principais insights, favorecendo que os processos comerciais tenham uma melhora significativa. 

Formas de utilização de um software CRM

O CRM surgiu como uma forma automatizada para substituir o velho modelo de agenda com contatos. Essa solução moderna tem sido útil para otimizar principalmente as vendas de empresas de diferentes segmentos. 

Atualmente, um software CRM serve não somente para impulsionar as vendas, como também, um método prático e assertivo para realizar o gerenciamento do relacionamento  com o cliente. 

Os CRM’s atuais contém muito mais que apenas dados armazenados, eles podem conter perfis de redes sociais, histórico das interações com os contatos, histórico de pedidos anteriores e, também, informações relevantes com dados pessoais do seu público. 

Além disso, essa ferramenta ajuda os profissionais do setor de marketing a entender melhor o público-alvo da empresa e, assim, direcionar corretamente suas campanhas nas redes sociais e no tráfego pago, por exemplo. 

Com mais informações e uma visão ampla, os profissionais do marketing conseguem entender as dores e necessidades de seu público e decidir qual a melhor maneira de abordá-las e quais as plataformas e canais mais assertivos para essa interação.

Como oferecer uma abordagem personalizada com a ajuda de um software CRM

Sabemos que cada cliente é único. Afinal, além de terem características e preferências distintas, cada um tem também sua própria necessidade e, por isso, a utilização de abordagens generalistas não são tão eficazes quanto às abordagens personalizadas.

Pensando nisso, ao utilizar um software CRM é necessário não somente coletar dados, é preciso interpretar os insights, pois com eles você conseguirá utilizar as informações obtidas para criar campanhas direcionadas a públicos específicos e de forma mais eficaz. 

Suponhamos que você deseja fazer uma campanha de marketing para sua loja de roupas masculinas. Nesse caso, você sabe que seus clientes ativos têm entre 18 e 30 anos e, com base nessa informação, você descobre que esses clientes podem ser subdivididos em alguns grupos, como as suposições a seguir:

  • Clientes que só compram camisetas;
  • Clientes que só compram quando há promoção;
  • Clientes que têm interesse em produtos específicos, como bonés.

Com essas informações você pode criar não só campanhas segmentadas, como também, uma lista de e-mail marketing direcionada e para cada grupo.

Identificando e convertendo mais leads

Captar mais clientes e trabalhar esses contatos em cada fase do funil de vendas é um processo fundamental para o time comercial de uma empresa. É fato que contatos importantes podem passar despercebidos caso não se tenha uma gestão eficaz e, por isso, utilizar um software CRM para o rastreamento e gerenciamento de leads, é essencial para não perder oportunidades de negócios.

Uma forma importante de utilizar o CRM é gerar relatórios de vendas detalhados, para monitorar a performance das vendas e tomar as melhores decisões quanto às estratégias comerciais que estão sendo utilizadas pela equipe. 

Você pode se beneficiar com os relatórios de vendas para medir o nível de satisfação dos clientes e, com isso, identificar possíveis melhorias que vão garantir o contentamento do seu público durante toda a jornada de compra. 

Os softwares CRM também medem a fidelização dos clientes e a tendência a novas compras, assim as empresas conseguem rastrear quais são os produtos mais populares, e identificar como a demanda de certos produtos podem mudar ao longo do tempo.

Planejamento operacional através de um software CRM

Utilizar um software CRM para o planejamento operacional da sua empresa é uma estratégia muito inteligente para otimizar e automatizar processos de áreas de atendimento ao cliente, vendas e marketing.

Com o acesso a dados de extrema importância para cada área, fica mais fácil fazer um planejamento operacional eficaz, simplificando processos e otimizando tarefas. Como esse tipo de software CRM também é utilizado para fazer previsões de vendas, inclusive, são muito importantes para a organização e reposição de estoque e também para ações de queima de estoque, promoções e campanhas em datas comemorativas.

Além disso, ferramentas CRM ajudam a coletar feedbacks sobre as vendas e, assim, possibilitam melhorar o serviço de vendas e pós-vendas.

Quem pode utilizar um software CRM

Empresas de qualquer ramo de atuação podem utilizar um software de CRM, basta escolher um que atenda as necessidades do seu segmento, seja um pequeno negócio ou um grande e-commerce.

O CRM da Kommo é indicado para empresas que desejam melhorar a sua eficiência na abordagem e conquistas de vendas. Portanto, se o intuito é crescer e se consolidar como referência em sua área de atuação, sem dúvidas, essa é a solução mais assertiva para alcançar o seu público. 

O software CRM não se limita apenas a listas de contatos e atuação comercial para alcançar mais vendas. Hoje, essa solução auxilia sua empresa de forma ampla em todos os setores, aumentando não somente sua base de clientes, como também, favorecendo à sua equipe com mais estratégias para alcançar suas metas e objetivos.

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