Todo projeto requer resultados alinhados aos objetivos definidos, assim como uma execução bem-feita, não é mesmo? Entretanto, isso é um grande desafio.
E justamente por isso, é que foram criadas as metodologias ágeis, pois, elas buscam facilitar esse processo.
As metodologias ágeis, a partir de algumas práticas, buscam um alinhamento melhor entre a equipe, uma comunicação mais clara, para a otimização dos processos e, assim, aumentar a eficiência da sua empresa, garantindo que os esforços alcancem o objetivo final.
A implementação das metodologias ágeis coloca a sua empresa em posição de destaque e à frente dos seus concorrentes.
Ficou curioso em saber mais sobre as metodologias ágeis? Então, continue a leitura, pois vamos falar sobre o conceito, a diferença das metodologias clássicas e os 3 métodos que podem alavancar o seu negócio. Confira.
O que são metodologias ágeis?
Cada vez mais as empresas visam processos mais eficientes. E com esse objetivo é que foram criadas as metodologias ágeis, pois, elas buscam resolver processos que estão em etapas de longa produção, problemas com definição de entregas, falhas de comunicação entre as equipes e a falta de coerência entre todos os colaboradores e os clientes.
Assim, as metodologias ágeis são um conjunto de ações que permitem uma maneira de gerenciar mais adaptável e flexível às mudanças, pois, elas são estruturadas em etapas de processos mais curtos, com entregas em menor tempo e frequentes, com foco na melhoria, na qualidade e no alinhamento da equipe.
As metodologias ágeis têm como base quatro pilares: comunicação; praticidade; alinhamento de expectativas e colaborações; adaptabilidade e flexibilidade, que visam simplificar a maneira de execução dos projetos, gerando resultados positivos para a empresa.
Qual a diferença entre metodologia clássica e metodologias ágeis?
As metodologias clássicas são estruturadas por processos mais longos, que demandam objetivos muito bem definidos, requer um alto nível de conhecimento acerca do projeto. E isso, traz previsibilidade de maneira tal que nos permite antecipar as atividades, os custos e os caminhos do projeto muito especificamente.
Enquanto as metodologias ágeis são mais indicadas em situações em que não há muitas informações sobre o projeto ou quando ocorrem muitas mudanças no ambiente, já que essas circunstâncias exigem que sejam encaradas as mutações e os problemas como naturais e inevitáveis.
Benefícios trazidos pelas metodologias ágeis
Com processos e sistemas otimizados e mais eficientes, obviamente a sua empresa terá mais vantagens. Vejamos algumas:
- Mais rapidez nas entregas;
- Maior qualidade do serviço;
- Mais independência e produtividade por parte da equipe;
- Maior personalização das soluções oferecidas.
Modelos de 3 metodologias ágeis
Depois de entender o conceito e os princípios das metodologias ágeis, e saber alguns dos benefícios que sua empresa pode ter ao utilizá-las, é hora de conhecer 3 dos principais tipos de métodos ágeis que podem ser aplicados em um projeto.
Scrum
- Métodos ágeis mais populares;
- Necessário ampla compreensão sobre a equipe e papéis bem definidos;
- Auxilia na gestão e no desenvolvimento de projetos de curto prazo de entrega;
- Cria ciclos, chamados de sprints.
Lean
- Significa “enxuto”;
- Foco na identificação e eliminação eficiente de desperdícios seja dentro da empresa ou na execução de projetos;
- Gera redução de custos, diminuição na complexidade das tarefas realizadas, melhores resultados nas entregas, aumento de produtividade da equipe e um melhor compartilhamento de informações.
Kanban
- Composto por checklists;
- Oferece uma ótima visão de todo o projeto;
- É um dos métodos mais ágeis e simples utilizados atualmente;
- Realiza o gerenciamento de projetos com excelente poder de adaptação para qualquer tipo de negócio;
- Principal objetivo é buscar a evolução, permitindo que a organização dos processos sejam feitos de uma forma visual.
Após a leitura, você viu que encontrar maneiras mais simples e eficientes para executar seus projetos é fundamental para ter sucesso. Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco.
Comments are closed.