O que é Edge Computing?

O edge computing otimiza o uso dos dispositivos eletrônicos que podem ser conectados à internet, uma vez que procura aproximar a computação da fonte dos dados coletados. Assim, o processamento ocorre o mais próximo possível do local do usuário ou da fonte de dados.

Uma das suas vantagens está em minimizar a necessidade de repassar dados por longas distâncias entre o dispositivo e o servidor, reduzindo a latência e exigindo menor largura de banda de internet. E com tempos de resposta cada vez menores, melhor para as empresas que estão investindo nessa nova forma de tecnologia.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre essa tecnologia Edge Computing. Vale a pena conferir!

Definição de Edge Computing

Edge computing ou computação de borda é um tipo de arquitetura de TI onde os dados do cliente são processados na borda da rede, ou o mais próximo possível da fonte de dados.

Com o processamento mais próximo, os usuários se beneficiam de serviços mais rápidos e confiáveis, enquanto as empresas usufruem da flexibilidade da cloud computing híbrida. A edge computing é uma das formas como uma empresa pode usar e distribuir um pool de recursos por um grande número de locais.

Quando usar Edge Computing?

O edge computing pode ser aproveitado principalmente em locais onde o tempo necessário para que um dado seja captado e processado em uma rede, precisa ser o menor possível. Isso acontece porque essa tecnologia agiliza o processamento de dados recolhidos na rede de IoT, fazendo com que sejam processados perto de onde foram colhidos, em vez de precisarem passar por um local central, como em plataformas de cloud computing.

No entanto, o edge computing não surgiu para substituir o cloud computing, mas para atuar em conjunto e trazer ainda mais benefícios para as empresas.

Quais são os benefícios da Edge Computing?

A edge computing pode proporcionar serviços mais rápidos e estáveis a um custo reduzido. Para os usuários, isso significa uma experiência mais rápida e consistente. Para empresas e provedores de serviços, a edge proporciona qaplicações com baixa latência e alta disponibilidade, além de monitoramento em tempo real.

A edge computing pode reduzir os custos de rede, evitar limites de largura de banda, diminuir os atrasos na transmissão, restringir as falhas no serviço, além de oferecer maior controle sobre a movimentação de dados confidenciais. O tempo de carregamento é reduzido e os serviços online são implantados mais próximos dos usuários para viabilizar recursos de armazenamento em cache dinâmico e estático.

Outros benefícios da edge computing incluem a habilidade de conduzir análises de big data, possibilitando a tomada de decisões quase que imediata. Além disso, a edge computing reduz o risco de exposição de dados confidenciais porque armazena localmente a capacidade de processamento. Desse modo, as empresas conseguem aplicar práticas de segurança e manter-se em conformidade com as políticas regulatórias.

Gostou do artigo? Assine nossa newsletter e receba em primeira mão outros textos importantes ligados à tecnologia.

Comments are closed.

× Falar com Especialista!