Pesquisas online feitas por voz estão se tornando cada vez mais uma realidade. É uma tendência que alia conforto e praticidade.
Afinal, é bem mais conveniente falar que digitar a sua pesquisa.
Pois é, a pesquisa por voz é muito útil e vai mudar a forma como a sua empresa é encontrada por possíveis consumidores na internet.
Será que o seu site ou blog está preparado para ser encontrado pelo Google?
Neste post vamos dar dicas importantes, sobre as modificações necessárias, para que a sua empresa seja encontrada pela busca de voz.
O que é e como funciona a busca por voz?
A busca por voz ou voice search, como é conhecida mundialmente, é uma forma de pesquisar conteúdo na web utilizando os microfones de seu smartphone, tablet, notebook ou computador de mesa, (apesar de mais raro nestes casos).
Ela objetiva simplificar e otimizar a vida das pessoas.
Ao invés de digitar o texto no teclado você vai simplesmente falar, contando com a ajuda de uma assistente pessoal, como a Siri (Apple), Cortana (Microsoft) ou Alexa (Amazon), que são ferramentas artificialmente inteligentes.
Esses assistentes captam as palavras e as direcionam ao buscador que, por sua vez, devolve uma pesquisa de imediato.
Por que a busca por voz virou tendência?
Pesquisas apontam que mais de 30% dos usuários de smartphones no Brasil, utilizam a busca por voz pelo menos uma vez por semana.
Estima-se um aumento dessas estatísticas para o ano de 2020. A estimativa é de um crescimento para 47% de usuários utilizando-se de buscas por voz.
E todo esse crescimento é principalmente causado por 3 fatores:
- Pesquisar falando é 3.7x mais rápido que digitar;
- O aumento do uso de dispositivos móveis já ultrapassou a quantidade de aparelhos desktop em relação ao uso da internet;
- O avanço da tecnologia e, consequentemente, dos assistentes pessoais por voz e das interfaces de conversação.
Contudo, é de se esperar que a busca por voz se torne cada vez mais difundida. Isso certamente exigirá de sua empresa novas técnicas e estratégias para manter o seu site ou blog com um bom posicionamento.
A sua empresa está pronta para a busca por voz?
A sua empresa precisa se adaptar ao novo tipo de busca se quiser aparecer como resultado das pesquisas feitas por voz.
Para isso, é preciso estar atento a alguns fatores essenciais:
- Otimizar o site para busca (SEO – 3 primeiras colocações);
- Snippets em destaque;
- Backlinks;
- Contagem de palavras;
- Facilidade de leitura;
- HTTPS;
- Velocidade da página.
Ou seja, para otimizar seu site ou blog para que ele seja encontrado numa busca por voz é necessário focar em palavras-chave no formato de perguntas.
Apostar em uma linguagem simples e natural para conquistar os featured snippets é muito interessante: pesquisas apontam que 40,7% das respostas em pesquisas por voz vêm no formato de featured snippet.
Utilizar o Google Meu Negócio, uma ferramenta que facilita que a sua empresa seja encontrada na rede de pesquisa do Google.
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