Implementar ações de segurança da informação nas empresas e agir preventivamente é fundamental, pois contribui para evitar falhas e desastres. No entanto, caso ocorra algum dano, é preciso saber atuar para minimizá-lo. Daí a importância do plano de contingência de TI.
Nenhum negócio está imune a problemas técnicos, ataques hacker, incidentes com perda de dados e até mesmo desastres naturais. E aí, a empresa está preparada para minimizar os prejuízos diante de sérios imprevistos?
No texto de hoje, saiba mais sobre o plano de contingência para garantir a estabilidade da estrutura do seu negócio.
O que é o plano de contingência?
Um plano de contingência de TI é o resultado de uma análise de riscos aos quais uma empresa está sujeita, considerando quais são os seus recursos disponíveis para definir melhores práticas a serem tomadas em situações de falhas técnicas, ciberameaças, desastres naturais, entre outros.
Após realizada toda a análise, um documento é criado com as medidas e normas a serem seguidas pelos funcionários em momentos críticos para que seja possível evitar maiores prejuízos para a corporação.
Por meio do plano de contingência, as empresas, que estão cada vez mais dependentes de sistemas automatizados e ferramentas tecnológicas, podem reduzir os estragos e recuperar seus sistemas onlines por meio de medidas simples.
Como montar um plano de contingência para seu negócio?
Mapeie todos os ativos de TI
Faça um levantamento e liste todos os ativos e serviços do departamento de TI, desde os mais básicos aos mais complexos. O objetivo, aqui, é mapear tudo aquilo que faz parte do dia a dia dos funcionários e dos processos de trabalho de toda a empresa. Documente itens como computadores e outros dispositivos, redes locais, sistemas, servidores e outros.
Liste as fragilidades de todos os setores
Assim como todos os ativos e processos da TI, é importante que a empresa elenque também os possíveis riscos e ameaças associados. Levante quais são os possíveis cenários de crise em cada área, com destaque para as principais fragilidades dos diferentes departamentos.
Analise e hierarquize os riscos
Analise e defina o nível de risco de cada cenário de crise e fragilidade identificados, classificando-os de mais a menos importantes, mas sem negligenciar os riscos menores. Toda e qualquer vulnerabilidade deve ter um plano de ação.
Elabore estratégias e ações para recuperação e redução de danos
Agora é hora de efetivamente definir o plano de ação para minimizar os impactos negativos em caso de emergências.
Formalize o processo com a criação de um documento
O plano de contingência de TI é, por excelência, um compilado de diretrizes e informações para a empresa. Nesse cenário, nada mais necessário do que organizar todas as informações e estratégias em um documento oficial.
Teste
É fundamental testar o plano de contingência ao menos anualmente. Com isso, é possível identificar pontos de melhoria e ajustes, o que só deixa o plano cada vez mais eficiente e à prova de falhas.
Um plano de contingência eficiente é reavaliado e otimizado com frequência para garantir que a empresa possui as melhores práticas. Depois de elaborado, você tem uma certeza maior de segurança e de que todos estão prontos para evitar maiores danos às atividades organizacionais e a garantia de estabilidade da estrutura de seu negócio.
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