Você já sabe que a tecnologia é peça imprescindível para o bom funcionamento de qualquer empresa, não é mesmo?
O setor de TI ganhou uma posição de grande importância dentro das empresas com os avanços tecnológicos, pois, cabe a ele gerir, controlar e garantir a qualidade dos produtos ou serviços prestados.
E para que o setor de TI execute suas funções com excelência e qualidade, é preciso que os recursos, sejam eles os softwares e/ou sistemas, estejam alinhados com os objetivos da empresa.
E, ainda, para que todos esses recursos tenham um bom funcionamento, é necessário seguir algumas práticas para que as ferramentas de TI sejam realmente assertivas e tragam bons resultados para a empresa. Isso é um grande desafio.
Por isso, ter controle sobre os processos da sua empresa é fundamental para obter sucesso em seu negócio.
Por isso, a governança de TI deve ser pensada e tem um papel essencial dentro da empresa, pois, cabe a ela definir processos, elaborar e planejar estratégias que deem vantagens competitivas às ferramentas de TI.
Ficou curioso em saber mais sobre governança de TI e qual a sua importância dentro da empresa? Confira este artigo.
O que é governança de TI?
A governança de TI é um conjunto de ações, políticas, regras e processos que gerem uma empresa, direcionada para a gestão das ferramentas, recursos e soluções em TI.
Tais práticas garantem a segurança da informação nos processos executados em uma organização, assim como a disponibilidade e total funcionamento das tecnologias da informação e durabilidade de todo o sistema implantado.
Ou seja, a partir de diretrizes, normas e políticas criadas com a finalidade de melhorar o desempenho do seu negócio, a governança de TI estabelecerá uma direção a ser seguida e fiscalizará para garantir que os processos de TI estejam alinhados com a estratégia do seu negócio para que possam agregar valor a ele.
Assim, considerar a governança de TI em seu negócio é executar práticas que buscam o alinhamento do setor com as diretrizes e objetivos da empresa. É desenvolver e aplicar um conjunto de ações estruturadas a fim de otimizar a atuação de todo o setor.
Por que a sua empresa precisa ter governança de TI?
Depois de entender o que é governança de TI, você precisa compreender a importância de tê-la em sua empresa.
A definição de Governança de TI já diz um pouco sobre o quão importante é e deixa claro que ela é uma área que vai além do suporte aos processos de negócio, ela é essencial para o planejamento estratégico das empresas.
Implementar estruturas de Governança de TI traz melhorias aos seus negócios, pois ela garante a segurança de toda a informação que permeia na empresa e assegura a durabilidade e eficiência de todos os recursos de TI.
Além da segurança, existem outros benefícios importantes que a implantação da governança de TI traz para sua empresa:
- Dá visibilidade e transparência aos processos;
- Automatização de processos, o que melhora a produtividade e reduz os custos;
- Facilita a identificação dos problemas, muitas vezes até antes que aconteçam;
- Ao prever problemas e riscos, garante estratégias mais assertivas no processo de tomada de decisão;
- Facilita o uso dos recursos de TI pelos colaboradores;
- Ao otimizar processos aumenta a competitividade de seu negócio;
Ter governança de TI em sua empresa coloca você à frente de seus concorrentes.
Gostou do artigo? Então, leia muitos outros posts interessantes relacionados à tecnologia, assine nossa newsletter.
Comments are closed.